terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Você ainda quer fazer a Dukan, Atkins, dieta da proteína? Vem ler!

Acho que fui muito breve na postagem anterior.
Teve gente dizendo que faz e ama, e é só beber água para que não haja sobrecarga nos rins.
Teve gente dizendo que, não acredita que faça mal, e que o corpo não tira só do carboidrato as energias... 
Só explicando, não disse que é só do carboidrato, disse que é a principal fonte ;) 


Para a primeira questão:
Não, não é só beber água e PLIN tá tudo resolvido.
O que sobrecarrega os rins não é falta de água, nesse caso, e sim o que terá que passar por dentro dos rins após adotar essa dieta. 
Simmmmmmm!!! Tudo que colocamos dentro do nosso corpo, passa por eles, ora vejam só! E você aí achando que passava só pelo estômago e intestinos? Ah e pela boca! 

"O consumo excessivo e quase que exclusivo de proteínas aumenta o risco de doenças renais, principalmente a formação de pedras nos rins. Lesão renal aguda pelo excesso de proteínas também é uma preocupação." 

 "A acidose gerada pelos corpos cetônicos faz com que o rim tenha de trabalhar mais para impedir que o sangue torne-se muito ácido. Isso significa eliminar na urina grandes quantidades de ácido, que costumam ir junto de sódio e água. Portanto, o paciente desidrata nos primeiros dias de dieta. Por isso, indica-se o consumo de pelo menos 1,5 litros de água por dia nas fases iniciais."

Agora sobre a segunda questão:
Vou até ilustrar para não ficar dúvidas.


 "A principal fonte de energia para as nossas células é a glicose e sua principal origem são os carboidratos. Quando o paciente assume uma dieta sem carboidratos, o organismo precisa lançar mãos de alguns mecanismos para obter a energia que tanto necessita. O modo mais simples é através da queima dos estoques de gordura, fazendo com que o organismo produza corpos cetônicos, substâncias ácidas originadas da quebra da gordura em ácido graxo, que são utilizados como fonte energética alternativa á glicose.
A dieta Dukan é, portanto, uma dieta cetogênica, e boa parte dos seus efeitos colaterais vêm deste estado de cetose."
A cetose tão sonhada.. não é mesmo?
As ilustrações, tiradas da minha apostila, do curso de Técnico em Nutrição e Dietética, na Universidade Cruzeiro do Sul, Campos Analia Franco. Professora e Nutricionista, Viviane Ferri Ross Perucha. Portanto, não fui eu que tirei da minha cabeça, a literatura diz. 

Portanto, sim, a literatura diz que a principal fonte de energia do nosso corpo é o carboidrato.
Observem que a quantidade recomendada é de 55% a 75% do valor energético total. 

Em contrapartida...
A função das proteínas...

E olha a diferença da quantidade recomendada, de 10 a 15% do valor energético total.

Viram a diferença?
Você necessita de 10% a 15% e oferece ao organismo, 100%! 
Como isso pode ser normal?
Como isso não vai ser prejudicial?
Como isso não vai sobrecarregar os rins, e trazer malefícios ao seu corpo?

Mais algumas informações que acredito ser relevantes:


"A dieta Dukan, criada pelo médico francês Pierre Dukan, ganhou muita notoriedade nos últimos anos, depois que celebridades, como Jennifer Lopez, Giselle Bundchen, Penelope Cruz e Kate Middleton, tornaram público que eram adeptas da dieta.
Porém, da mesma forma que a fama rendeu milhões de dólares ao seu autor e tornou a dieta Dukan uma das mais famosas do mundo, houve também uma enxurrada de críticas de várias sociedades médicas e de nutrição, principalmente da British Dietetic Association, que desde 2010 contra-indica o seu uso e classifica a dieta Dukan entre as 5 piores “dietas dos famosos”. O auge dos ataques ocorreu em Janeiro de 2014 quando a Ordem dos Médicos da França cassou a licença médica do Dr. Pierre Dukan sob a alegação de quebra do código de ética, devido à excessiva promoção comercial dos seus produtos."
"A dieta Dukan, apesar de sua roupagem moderna, é, na verdade, uma releitura da também famosa dieta do Dr. Atkins, muito popular nas décadas de 1970 e 1980."

Veredito sobre dietas que restringem carboidratos:

"Por tudo o que foi explicado neste artigo, as sociedades médicas e de nutrição não consideram a dieta Dukan uma opção aceitável para perder peso. O efeito a longo prazo é pobre, o paciente varia muito de peso ao longo da dieta (efeito sanfona), há graves restrições nutricionais e os efeitos colaterais podem ser graves.
Entre eles o que não foi citado acima, o aumento do colesterol ruim. Proteína animal traz também colesterol, sempre! Não se esqueçam amiguinhas"

Acredito que depois dessas explicações, junto a postagem anterior, me fiz mais clara.
Espero que tenha sido de alguma importância para vocês.
Pesquisem!
Ler mais
Beijos e até a próxima =) 

2 comentários:

  1. Muito bem explicado e esclarecido. Adorei a publicação. Até mais ;D

    ResponderExcluir
  2. Fiz dieta dukan em 5 meses eliminei 24kg apenas com caminhada e dieta ja na primeira semana, minha barriga murchou e sim comemos carboidratos p os q pensam q carbo é apenas pão e seus derivaos, a quantidade de fibra de trigo e farelo de aveia e nos legumes e verduras sao suficientes p se ter energia alem daquele peso todo, estoque de gordura no corpo q eu tinha, entao nunca passei mal, nem tive tontura isso acontece com quem nao come a qtde certa e n come a cada 3h, desinchei te todos exames só melhoraram, inclusive minha pressao q era alta regularizou eu tomava dois medicamentos ha mais de 10 anos(selozok 50mg e Valzartana 360mg) e nao uso mais nada, nao tive nenhum problema com essa dieta, nao aumentou meu colesterol pelo contrario diminuiu, enfim, basta pesquisar quem fez a dieta e ver no youtube, falo com conhecimento de causa, fiz em 2003 e n ao engordei, e gastei apenas 18,00 na epoca na compra do livro, agora nao é dieta p qualquer um n, é só p aqueles q tem determinacao e se identificam com o método o importante é adequar ao seu gosto, tda dieta q se propoe a fazer direito emagrece, faco dieta desde q me entendo por gente e essa disparada a q mais me encantou, como bolo, paes, mingau, pudim tdo adapatado p dukan e o melhor sem engordar, se fizer as 4 fases da dieta nao engorda, agora se nao seguir o livro ai enfiar o pé no carbo volta sim todo o peso, hja como carbo normalmente mas em qtde menor e me sinto otima, antes manequim 48 hje 38/40, valeu muito a pena e nunca senti fome e se queria um doce fazia sobremesa dukan, entao amo dukan como milhoes de pessoas q o defendem, porq ele mudou minha vida. n tenho email entao usei esse do meu filho >

    ResponderExcluir

Obrigada por me visitar e deixar o seu recado! Beijos ^_^

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...