sábado, 29 de março de 2014

Vamos falar sobre o Grão de bico?

Hello dears!
Como estão?

Hoje vim falar um pouco sobre o grão de bico, uma leguminosa, que nós aqui no Brasil, pouco usamos.

Vamos conhecer?



O grão-de-bico (Cicer arietinum L.) é uma leguminosa fonte de proteínas, carboidratos, minerais, vitaminas e fibras, além de conter diversos compostos bioativos. Ela se destaca por ter melhor digestibilidade do que outras leguminosas, como o feijão, ervilha, soja e lentilha, além de apresentar baixo teor de fatores antinutricionais e melhor disponibilidade de ferro. Seu percentual de digestibilidade varia de 64 a 79%, dependendo da origem do grão-de-bico.

Estudos têm demonstrado que o consumo de grão-de-bico está relacionado com benefícios fisiológicos que podem reduzir o risco de doenças crônicas e beneficiar a saúde dos indivíduos. Esses efeitos benéficos são principalmente atribuídos ao seu conteúdo de fibras, compostos bioativos (principalmente fitoesteróis) e por apresentar baixo índice glicêmico (IG).

Neste sentido, o grão-de-bico pode ser útil para reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Isso porque os fitoesteróis, juntamente com outros fatores presentes no grão-de-bico, contribuem para a redução do LDL-c (lipoproteína de baixa densidade) no sangue, por inibição da absorção intestinal de colesterol.
Estudos também demonstram benefícios do consumo de grão-de-bico na redução da obesidade. Em ratos, observou-se melhor controle do peso corporal e na composição do tecido adiposo. Em humanos, o consumo de grão-de-bico esteve associado com redução de massa gorda em indivíduos obesos.

Os pesquisadores sugerem que a melhoria do metabolismo de gordura pode ser útil na correção de distúrbios relacionados com a obesidade. Outro estudo em humanos relatou que a inserção de grão-de-bico na dieta resultou em aumento da saciedade e plenitude. Neste estudo, 42 participantes consumiram uma dieta contendo em média 104g de grão-de-bico por dia, durante 12 semanas.

Leia mais em: http://www.nutritotal.com.br/perguntas/?acao=bu&categoria=1&id=687



O grão de bico, assim como feijão, soja, lentilha, ervilha, é um alimento do grupo das leguminosas. Ele é fonte de proteínas, carboidratos, fibras, minerais como ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitaminas como do complexo B e betacaroteno. O grão de bico se destaca entre as outras leguminosas, pois a proteína e o ferro são melhores absorvidos pelo nosso corpo.
A gordura está presente em pouca quantidade, mas o grão de bico possui teor nutricional importante de gorduras boas, como ômegas 6 e 9. O carboidrato do grão de bico possui baixo índice glicêmico, que é bom para pessoas com diabetes e mesmo para evitar essa doença.
O grão de bico pode ser útil para reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Isso porque os fitoesteróis, juntamente com as fibras do grão de bico, contribuem para a redução do colesterol ruim (LDL) no sangue, por inibição da absorção intestinal de colesterol.

Talvez um dos motivos que fazem essa leguminosa não estar muito popularizada na mesa dos brasileiros seja o custo, que pode chegar a ser cinco vezes maior que o preço do feijão. Apesar disso, a relação decusto e benefício vale a pena e merece uma segunda chance na sua dieta. O grão-de-bico é repleto detriptofano, aminoácido essencial para a produção da serotonina, aquela famosa substância que garante asensação de bem-estar. É também uma rica fonte de ferrocarboidratos proteínas, devendo até mesmo sua casca ser aproveitada, já que é rico em fibras. Seu consumo semanal garante diversos efeitos fisiológicos, como maiores taxas de ovulação e melhoria do padrão de desenvolvimento das crianças.
ferro disponível no grão-de-bico é mais bem aproveitado pelo organismo do que outros grãos similares, como o feijão e a lentilha. Com relação às proteínas, a qualidade delas é muito superior à das demais leguminosas, porque são totalmente digeridas pelo corpo.
Segundo a nutricionista Gabriela Passoni, “o grão-de-bico apresenta uma boa biodisponibilidade, assegurando a oxigenação no cérebro, e a síntese de mielina, que é um isolante elétrico que permite uma condução mais rápida e eficiente dos impulsos nervosos, o que pode melhorar o raciocínio, adisposição física e também o humor”.
Além disso, as fibras dão a sensação de saciedade, fazendo com que a vontade de comer diminua e auxiliando na manutenção do peso. Sua versatilidade permite o preparo de diferentes pratos, frios e quentes, como saladas, sopas, em pastas e patês e até em doces.
Para garantir o melhor aproveitamento dos nutrientes, especialistas sugerem que, antes de fazer qualquer receita, o ideal é deixar o grão-de-bico de molho em água na geladeira, de um dia para o outro. Depois é só cozinhar e utilizar de acordo com sua escolha.
Modo de usar: consumir de 1 ½ colher (de sopa) a 3 por dia.



E hoje meu almoço ele reinou! 
Arroz branco, espinafre com ricota, grão de bico e filé de frango grelhado. 

Realmente é caro, aqui no mercado eu paguei R$ 7,90 em um pacotinho de 500gr. Mas rende bastante. Como aqui em casa só eu como, vale a pena. 

É isso por hoje amores, espero que tenham gostado da dica de hoje. 
Vou tentar me programar para postar no blog, pelo menos uma vez por semana. =)

Beijo grande, até a próxima! o/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por me visitar e deixar o seu recado! Beijos ^_^

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...