segunda-feira, 31 de março de 2014

Sabendo um pouco mais sobre o espinafre

Hello dears!

Hoje vamos saber sobre o espinafre, seus benefícios e porque devemos saber como combinar com outros alimentos.

Existem dois tipos dessa erva rasteira: o asiático e o da Nova Zelândia. O primeiro pertence à famíliaChenopodiaceae - mesma da beterraba e da acelga - e é muito consumido na Europa e nos EUA. Já o segundo é da família Aizoaceae, tem folhas triangulares e pode ser facilmente encontrado no Brasil devido à sua adaptabilidade ao clima tropical. Além dessas duas espécies, existem outras duas que, segundo alguns registros históricos, eram cultivados na África. Trazida pelos colonizadores portugueses, essa hortaliça contém muita água e por isso reduz muito depois de ir para a panela. Normalmente 1 Kg de espinafre refogado serve em média quatro pessoas. Seu plantio no país vai de março a julho, mas nas regiões onde o calor é mais ameno, é possível cultivá-lo durante o ano todo.

Propriedades Nutricionais

Em cada 100 g de espinafre é possível encontrar 91,4 g de água, 2,7 mg de ferro, 2,2 mg de fibra e 99 mg de cálcio. Além disso, é pouco calórico, contendo apenas 23 Kcal. Ainda de acordo com o Dr. Slywitch, para aproveitar melhor o ferro que o espinafre oferece, o ideal é consumi-lo junto com vitamina C e evitar certos alimentos. "Não devemos utilizá-lo com alimentos ricos em cálcio, pois ele pode atrapalhar a absorção do mineral". Apesar das propriedades, o médico lembra que o ácido oxalato, presente no espinafre e responsável pela manutenção dos níveis de cálcio dentro da folha, pode se ligar ao cálcio consumido durante a alimentação e dificultar a absorção do mineral pelo organismo. "O espinafre é uma das verduras mais ricas nesse ácido. Outra precaução com relação a esse ácido é com relação a cálculos renais, que ele teoricamente poderia aumentar a formação, mas isso não é consenso científico." A hortaliça pode ser consumida crua ou cozida. Para evitar a perda de suas propriedades nutricionais e de seu sabor durante o cozimento, o ideal é prepará-la apenas no vapor.

Propriedades Medicinais

Autor de A Cura e a Saúde Pelos Alimentos, Dr. Ernest Scnheider sugere que entre todas as hortaliças, o espinafre é a melhor por sua quantidade de proteínas, minerais e vitaminas." (...) os árabes (...) sabiam que o espinafre é bom para o fígado." Além de ótimo laxante e um excelente oxidante, é indicado para pessoas anêmicas ou desnutridas devido ao seu teor de ferro, porém com ressalvas. Segundo o médico nutrólogo Dr. Eric Slywitch, é preciso lembrar que existem diversos tipos de anemia. "Não devemos esquecer que anemia nem sempre é decorrente da falta de ferro. Toda anemia deve ser investigada para saber qual é a sua causa e o tratamento deve ser personalizado. O espinafre protege a pele, o aparelho digestivo e o sistema nervoso, mas por ser rico em um ácido conhecido como oxalato, não deve ser consumido em grandes quantidades. Esse ácido e suas folhas verde-escuras indicam a presença de cálcio. "Para os veganos isso é fundamental, pois dependendo da dieta, acabam sendo a principal fonte de cálcio", afirma o Dr. Slywitch. Apesar da excelente fonte de cálcio, o médico alerta que o alimento não é indicado no tratamento da osteoporose.


O porquê, de combinar com alimentos corretos:

O consumo do espinafre aumenta a cada dia que passa. O famoso marinheiro Popeye, faz propaganda do alimento, dando a entender que quem come espinafre está sempre forte e pronto para superar qualquer obstáculo. O que poucos sabem, é que no mesmo país de origem do desenho (Estados Unidos), nos anos 50, houve a prática de adicionar espinafre no leite de crianças recém-nascidas (batia-se no liquidificador), com o objetivo de enriquecer o alimento com ferro (o leite é uma fonte muito pobre neste mineral). Naquela época, algumas crianças vieram a óbito, devido ao excesso de substâncias tóxicas e antinutricionais ingeridas diariamente por conta deste hábito.
A doença ficou conhecida como doença do branco do olho azul, pois o branco dos olhos ficava dessa cor. Hoje sabemos que o consumo desta hortaliça não deve ser excessivo e também que o ferro presente na planta está na forma não heme, difícil de ser absorvido, diferente daquele presente nas carnes vermelhas (ferro heme).

O espinafre é um dos alimentos vegetais que mais contém cálcio e ferro. Entretanto, esses dois minerais são pouquíssimo aproveitados pelo nosso corpo, já que o alto teor de ácido oxálico no vegetal inibe a absorção e a boa utilização desses minerais pelo nosso organismo. Os estudos mostram também que o ácido oxálico do espinafre pode interferir com a absorção do cálcio presente em leites e seus derivados.
Esse fato sugere que o espinafre em uma refeição pode reduzir a biodisponibilidade de cálcio de outras fontes que são consumidas ao mesmo tempo. Por isso, se no seu almoço você comeu uma torta de queijo com espinafre, tenha certeza que grande parte do cálcio do queijo não foi utilizada pelo seu organismo.

Fonte: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/espinafre.htm

Minha opinião:
Espinafre é uma hortaliça rica em nutrientes, mas não deve ser ingerida diariamente, pelo fato de reduzir a absorção de cálcio. Mas nem por isso deverá deixar de consumi-la. 
Basta equilibrar a alimentação.  Eu como espinafre raramente, não é uma hortaliça que sempre está presente na minha alimentação. Porém eu gosto. 
Descobri que a ricota que coloquei junto com ele, não valeu o cálcio que tinha! haha Mas o sabor ficou agradável =) 

Hoje fiz um creme de espinafre, e ficou muito gostoso! 
Acompanha, um filé de frango grelhado, um peixe grelhado, e ainda pode ser o molho de uma massa.


A base é como se fosse fazer um creme branco simples, mas ao invés de colocar os outros ingredientes, coloca-se o espinafre que foi cozido na água, e batido no liquidificador com um pouco da água do cozimento. 

Vai então:
Cebola, cebolinha, margarina, sal, pimenta do reino, uma colher de sobremesa de amido de milho, 100ml de leite. 


É isso queridas!
Espero que tenham gostado.
Beijos e até a próxima o/ 

Um comentário:

Obrigada por me visitar e deixar o seu recado! Beijos ^_^

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...