terça-feira, 16 de agosto de 2011

Otimismo e entusiasmo para emagrecer

Olá amores...


Hoje vim trazer um artigo legal que encontrei na internet. Um ânimo a mais para o nosso emagrecimento.
Espero que ajude, assim como me ajudou...







Para se ter sucesso no processo de emagrecimento é necessário otimismo e entusiasmo. Pensando bem, um não vive sem o outro, pois que para nos entusiasmarmos por algo, se faz necessário ter uma atitude otimista, acreditar que vai dar certo. Mas será que só isso é suficiente?
O entusiasmo é a força de ação, que rompe a barreira do comodismo, da inércia. A força do começo, de impulso, certo? Os Arianos sabem disso...pois todo começo tem a força de Áries. Mas, só isso não basta para que este entusiasmo perdure no tempo. O entusiasmo é como o fogo, queima rápido, mas logo se apaga se não for mantido aceso. E aí está o ponto mais difícil. Como manter o fogo queimando? Como encontrar essa motivação. Daí sempre associarmos o fogo à paixão e não ao amor, pois só este perdura.
Trazendo este raciocínio para o tratamento da obesidade, está neste ponto o grande nó de todas as tentativas que as pessoas fazem para emagrecer. Todas as pessoas gordinhas já se entusiasmaram, fizeram muitas “dietas” e voltaram a engordar tudo de novo. Por que?
Porque não conseguem manter o otimismo e o entusiasmo por muito tempo. Não conseguem ultrapassar as barreiras que vão aparecendo no caminho. Todos sabem que é necessário ter muita “força de vontade” para se conseguir o que se quer e para emagrecer não é diferente. Mas eu lhes digo, mais difícil do que emagrecer é se manter magro, e é claro que todo mundo já percebeu isso.
Já pararam para pensar que fazer força é “forçar” uma situação e que isto significa tensão e que naturalmente, tendemos ao “relaxamento”, a procura de uma zona de conforto? E que só precisamos forçar uma situação quando não conseguimos de outro modo conseguir nosso objetivo? Assim, a força de vontade está a serviço do entusiasmo e das forças de começo (do Fogo), mas não de manutenção. A força de vontade funciona bem por algum tempo, mas não para todo o tempo, que é o que precisamos para nos mantermos “magros” para sempre.
Pois é, voltamos novamente ao ponto de como manter o fogo queimando? Como manter o foco sem se perder dele? E olha quão interessante é a linguagem, pois o fogo queimando é o que precisamos para manter nosso metabolismo “aceso” para queimar calorias e emagrecer. E mais do que isso, para manter nossa alma desperta, pois para emagrecer é necessário estar em dia com a vida, estar “vivo”, ter prazer em viver. Então é necessário muito fogo, muita vitalidade, muito movimento. Precisamos estar apaixonados por nós mesmos (ou por alguém!), mas esta paixão precisa se transformar em amor “eterno”, para que não mais nos descuidemos de nós.
Se precisamos de vida para emagrecer é porque quando engordamos demais, deixamos a vida para lá, nos aproximamos mais do não viver. Nos escondemos de nós mesmos e do mundo, por debaixo de quilos e quilos de gordura. E deixamos que o comer passe a ser quase que o único elo com o prazer de viver. Seguindo este raciocínio, a pergunta que se faz é: Como que tal pessoa vai prescindir de comer se a comida é o que a mantém “viva”? A resposta é recuperando o prazer em viver.
De acordo com a minha experiência de 31 anos como psicóloga e psicoterapeuta, no cuidado de obesos, emagrecer não é só uma questão de fechar a boca, de reeducação alimentar ou de queimar calorias fazendo exercícios. Costumo dizer que esse é o emagrecimento que se dá de fora para dentro, muito necessário, mas não suficiente. Mais do que sabermosa razão do porque engordamos, e a resposta é muito simples: porque ingerimos mais calorias do que conseguimos queimar, se coloca um questionamento, a meu ver fundamental, que seria para que comemos tanto a ponto de ficarmos doentes (obesidade é uma doença), do coração, do fígado, dos joelhos,etc... e de perdermos o contato conosco mesmos e com a vida!!!
Saber que finalidade a gordura cumpre junto a cada obeso é o desafio maior do processo de emagrecimento, que chamo de emagrecer de dentro para fora. Só quando nos aproximamos das verdades mais íntimas de nós mesmos, que escondem o medo de ser, que nos daremos permissão para voltar a ter prazer em viver. Quem tem medo de ser não se gosta e quem não se gosta não se vê, não se cuida. Emagrecer é saber de si, é se auto-conhecer por dentro e por fora, para saber o que “lhe cai bem”, seja na forma de alimentos, roupas ou de reações emocionais. Enfim, é conseguir dizer sim e não e escolher seu próprio destino, é ter “jogo de cintura” (voltar a ter cintura), sair da rigidez e se adaptar melhor às propostas da vida, percebendo que nem tudo é do jeito que a gente quer.
Assim, precisamos de entusiasmos para começar a emagrecer, mas de muito amor por nós e pela vida, para nos mantermos magros!
Suely Najjar Murdocco 


Eu gostei desse artigo ^__^



Bem, eu já estou conseguindo entender o que está acontecendo comigo. Tudo se encaixando...
Tive várias idéias agora durante minha pesquisa... Vou organizá-las em minha cabeça, quando conseguir explico aqui no Blog. rs

Quero muito agradecer a todas que me deixaram um carinho e palavras de apoio no post de ontem. Me ajuda e me motiva muito. Obrigada!


8 comentários:

  1. Bo dia queria, adorei o texto, concordo com td, principalmente com parte que diz que o mais dificil é nos mantermos magros,mais é ai que esta o ponto fundamental que e o querer permanecer magro, ´´e ai que entra a nossa parte que e lutar para chgar ao pódio, bjos querida.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia!
    Amei o texto, faz todo sentindo mesmo, acho que temos que descobrir o porque queremos emagrecer. Tem que ser por nós mesmas se resolvemos mudar para somente agradar alguém o desanimo vai bater mesmo.
    Vamos lá seguir em frente e com força.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Kleidy,
    Estou (novamente) reiniciando a Nova dieta dos pontos, e aqui encontro apoio, de alguem que tambem teve, ou tem dificuldades em dietas, preciso emagrecer pelo menos 6 kg, pois quero engravidar de novo.
    EStou com 65kg e quero chegar aos 59kg. Consegui emagrecer 3 e agora so falta esses 6kg.
    Obrigada pelo blog, me fortalece.

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde!!
    Estamos convidando você a participar do Desafio de Natal (2° Fase) que terá início dia 20 de Agosto
    e termino dia 19 de Outubro. As inscrições já estão abertas. Ficariamos muito felizes com sua
    participação!!

    O desafio também conta com um grupo no msn (group849435@groupsim.com) para que as participantes possam ajudar umas as outras
    e se conhecerem melhor!! contamos com sua presença!

    Equipe, Mulheres & Desafios.
    http://mulheresedesafios.blogspot.com

    =D

    ResponderExcluir
  5. amiga adorei o post me ajudou bastante
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Muuuuuito bom o artigo!!!
    Que bom que tá conseguindo "se entender"... isso é fundamental!!!
    Qdo as idéias estiverem organizadinhas na cabeça.. vem aqui correndo me contar.. que sabe eu ñ utilize algumas delas pra me organizar tbm, né??? rs rs

    Bjuuuuuuuuuuuuuuuuuusss

    ResponderExcluir
  7. Oi adorei o post. Estsmos na torcida bj

    ResponderExcluir

Obrigada por me visitar e deixar o seu recado! Beijos ^_^

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...