terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Dieta Atkins, Dukan, Proteína...



Não importa qual nome ela tem, a base é a mesma: Cortar carboidratos e comer só proteína.

Quem fuçou o blog, ou me acompanha há anos, sabe que tentei fazer essa maluquice há 3 anos atrás. E foi um desastre! Tem relatos registrados aqui rs

Hoje tive uma aula maravilhosa, com a minha maravilhosa professora Sandra Oliveira. E nessa aula uma aluna perguntou: Porque tem nutricionista que receita essa dieta dukan?
Ela disse que o nutricionista pode prescrever a dieta que quiser. E essa dieta faz perder peso? Sim, faz. Mas a que preço?

A QUE PREÇO?

Tai uma coisa que quem está no desespero para perder uns quilos, não está muito preocupado. E o preço a ser pago, é com a sua própria SAÚDE.

Não será agora de imediato, e por isso as pessoas sempre acham que com elas não vai acontecer... mas e se...
O que seria a longo prazo: Sobrecarga nos rins! Ninguém quer ficar magra (o) e ser um paciente renal, não é?
Proteína em excesso sobrecarrega os rins, e é um perigo!
Carboidrato é a principal fonte de energia do nosso cérebro, e a falta dele, causa danos, como falta de concentração, cansaço, fadiga...

Fora isso, tem os corpos cetônicos.
Quanto maior a quantidade de cetose produzida, maior será a formação de RADICAIS LIVRES, principais causadores de envelhecimento e de doenças oxidativas, como o câncer.
Essa dieta faz o metabolismo mudar totalmente, e passar a utilizar proteína como principal fonte de energia. Coisa incomum para ele, que foi feito para tirar energia dos carboidratos (glicose)
E dessa mudança geram os corpos cetônicos, que são produzidos da oxidação de lipídeos.
E essa cetose deixa o sangue mais ácido, causando um desequilibrio no organismo, e podendo até mesmo levar a morte. Sim, MORTE!

Cetose, é uma reação  normal no organismo, quando o indivíduo fica em jejum prolongado, até aí tudo bem, mas, fazer o organismo se manter em cetose, mesmo se alimentando? Não vejo muita lógica nisso.

E o porque dos nutricionistas prescreverem essa dieta?
Simples. MONEY!
Quando a pessoa quer perder peso a todo custo, e a nutricionista ganhar dinheiro a todo custo, bingo!

Agora você já sabe os contras dessa dieta, e fica por sua conta e risco.
Vale mesmo a pena por sua saúde em risco, para perder peso de forma rápida? E lembrando: Não duradoura e nem 100% eficaz...
Pensem com carinho, e pesquisem!

Até a próxima!



5 comentários:

  1. Oi Kleidy, que bom você dividir conosco essa informação, eu não falo muito sobre esses tipos de dieta no meu blog porque não sou profissional ou estudante sobre, mas eu sou TOTALMENTE CONTRA, eu sou a favor da boa e velha R.A, bjs

    ResponderExcluir
  2. olá,ci fiz um blog a algum tempo e depois por falta de tempo acabei deixando de lado,estou voltando e abri outro blog,e estou fazendo a dieta dukan,comigo deu certo,para não sobrecarregaar os rins bebo muita água esse é o segredo,emagreci 20kg,mais me perdi na consolidação entou estou voltando para perder 6kg que recuperei em 2 anos,não acho a dieta ruim,temos que seguir direitinho mesmo,pois os alimentos voltamos a comer normalmente,como uma reeducação alimentar .não descuidando depois para engordar de novo,então abri outro blog para ir me policiando,e lá coloco as receitas que faço e gosto,faça a dieta e pratico atividade fisica exercicios fnionais e corrida EDUKANDO E CORRENDO
    http://edukandoecorrendo.blogspot.com.br/ beijos ,de uma olhada lá ok e vamos nos ajudando.

    ResponderExcluir
  3. Olá CLeonice.
    BOm, eu sou estudante de nutrição, e quem passou estas informações, foi minha professora nutricionista. Beber água não vai adiantar. Pois é o que o rim filtra que o faz sobrecarregar, e não a falta de água. Entende? É o que passa por dentro dos néfrons, esses que uma vez danificados, não tem mais recuperação.

    Obrigada por ler e comentar.
    Abraços :)

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Kleidynha de Deus... tava procurando na NET... informações sobre a DUKAN.... e vi seu post...
    acho que vou voltar mesmo pra minha velha e boa RA com a Dieta dos Pontos... que foi o que surtiu efeito, de fato, em minha vida!!!!
    Valeu a dica!!!!
    Eu ♥ Meus Rins

    Bjuuuuuuuuuuuuussss
    =)

    ResponderExcluir
  5. se os nossos antepassados vivessem só de arroz feijão salada hoje não estaríamos aqui para contar essa historia, a milhares de anos atras o homem vivia só de caça e pesca, não existia esse negocio de pãozinho com manteiga e cafezinho com leite,pesquisem sobre o homem antigo e sua alimentação até 100 anos atras não existia esse negocio de infartos diabetes etc porque? por que era só comida natural, todo tipo de carnes, verduras e legumes, o que mata e engorda o ser humano hoje é tudo que é industrializado (conservantes, corantes, tudo que termina com antes.

    ResponderExcluir

Obrigada por me visitar e deixar o seu recado! Beijos ^_^

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...