sábado, 25 de agosto de 2012

Infelizmente, Hipertensa novamente...

Olá Garotas!

Hoje vim postar algo que espero que ajude. Como a maioria das minhas amigas/leitoras estão em busca do peso ideal, é provável que alguma de vcs, tbm esteja passando por isso. HIPERTENSÃO.
Eu depois de ter engordado novamente, me encontro hipertensa de novo =/
Já marquei consulta para o médico me receitar medicação, e fazer um acompanhamento. Sei que minha pressão só aumenta quando estou gorda, pois quando emagreci ela ficava em torno de 110/70 agora ela fica em 160/120 alta demais!
Então, já estou em busca disso. Mas infelizmente, só consegui a consulta para Outubro =/  Até lá, eu vou me cuidando como dá. Até parei com o chá de porangaba, que comentei aqui que iria tomar, pois ele aumenta a pressão arterial.

Mas, bem.. O que eu ia postar hoje além disso, são alguns alimentos que ajudam a  combater a hipertensão.
Vamos lá!?


Oito alimentos que ajudam a combater a hipertensão

Aveia, cereais integrais e até leite são peças chave nessa luta.

Doenças cardiovasculares são responsáveis pelo maior número de mortes no Brasil e em mais da metade dos casos ela é decorrente da pressão alta. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, a pressão arterial elevada atinge 30% da população adulta brasileira e está presente em mais de 50% das pessoas na terceira idade.

Embora não tenha cura, a hipertensão pode ser controlada e evitada com algumas mudanças de hábito. E se você já pensou "não tenho tempo para praticar exercícios ou qualquer coisa semelhante", saiba que apenas incluindo alguns alimentos em sua dieta, a prevenção e o controle já são desenvolvidos naturalmente pelo seu organismo. Confira a seguir oito desses alimentos:
  • Aveia - Foto Getty Images
  • Amêndoas - Foto Getty Images
  • Azeite de oliva - Foto Getty Images
  • Salsa - Foto Getty Images
  • Alho - Foto Getty Images
  • Cereal integral - Foto Getty Images
  • Espinafre - Foto Getty Images
  • Leite - Foto Getty Images
 
 
DE 8
Aveia - Foto Getty Images
Aveia
"A aveia faz parte do grupo dos carboidratos e é uma excelente fonte de fibras, vitaminas e minerais", explica Cátia Medeiros, especialista em nutrição clínica pelo Ganep-SP e membro da clínica Espaço Nutrição. O alimento auxilia no processo de emagrecimento por retardar o esvaziamento gástrico, o que prolonga a sensação de saciedade.

Desse modo, ele auxilia no controle da glicose sanguínea, sendo uma importante ferramenta para hipertensos. Além disso, a aveia contém magnésio que, em união com o cálcio, ajuda no relaxamento da musculatura, diminuindo o inchaço do corpo.
Amêndoas - Foto Getty Images
Amêndoa e nozPor serem boas fontes de magnésio, amêndoas e nozes atuam como vasodilatadores, ou seja, ampliadores dos vasos sanguíneos, o que auxilia no controle da pressão arterial. Esses alimentos também são ricos em vitamina E, um dos principais antioxidantes naturais existentes, que ajudam a retardar o envelhecimento e diversas complicações cardíacas, como explica a nutricionista Cátia Medeiros.
Azeite de oliva - Foto Getty Images
Alimentos ricos em ômega 3
Presente em alimentos como sardinha, salmão, atum, linhaça e azeite, os ácidos graxos ômega 3 devem ser consumidos por pessoas com hipertensão em uma dose acima do valor diário recomendado normalmente, aponta a nutricionista Cátia Medeiros.

Estudos comprovam que a ingestão dessa substância está intimamente relacionada à diminuição da vasoconstrição e ao aumento da vasodilatação. Em outras palavras, o ômega 3 não só dificulta a síntese responsável por contrair os vasos sanguíneos como ainda facilita a síntese que promove a sua abertura.
Salsa - Foto Getty Images
ErvasO que a salsa, a cebolinha, o coentro, o alecrim, a sálvia, o manjericão, o louro e o tomilho têm em comum? Todos são ótimos temperos naturais e, por isso, podem substituir como nenhum outro alimento o uso do sal. "Reduzindo o sal, também há diminuição da ingestão de sódio, um dos principais vilões dos hipertensos", alerta a nutricionista Cátia Medeiros. O sódio favorece a retenção de líquidos no organismo, aumentando a pressão arterial e elevando o risco de doenças renais e cardiovasculares.
Alho - Foto Getty Images
Alho
Ótima fonte de vitamina C, o alho tem alto poder antioxidante, atuando na diminuição de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce, pelo câncer e até por doenças cardíacas. Além disso, a combinação de diversos elementos presentes nesse alimento, como o magnésio, auxilia - ainda que de forma singela - na dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão e facilitando a circulação do sangue.
Cereal integral - Foto Getty Images
Cereais integrais
Eles reduzem as chances de diabetes, previnem o câncer, ajudam a manter o peso e ainda são grandes combatentes da hipertensão. Motivos não faltam para incluir cereais integrais, como farelo de aveia e gérmen de trigo, na sua dieta. O grande mérito desses alimentos é a concentração de magnésio, que, segundo a nutricionista Cátia Medeiros, estimula a dilatação dos vasos sanguíneos, reduzindo, por tabela, o inchaço típico de pessoas que retêm líquidos.
Espinafre - Foto Getty Images
Alimentos ricos em potássio
Se, por um lado, o sódio estimula a retenção de líquidos no organismo, aumentando a circulação sanguínea e, consequentemente, a pressão arterial, o potássio age como um natriurético, estimulando a eliminação do sódio presente no corpo. Assim, alimentos ricos nesse elemento são muito recomendados para hipertensos. "O potássio está presente no inhame, no feijão preto, na abóbora, na cenoura, no espinafre, no maracujá, na laranja, na banana e em diversos outros alimentos", explica Cátia.
Leite - Foto Getty Images
Leite e derivados
Importantes fontes de cálcio, leite e derivados não podem ficar de fora da dieta de pessoas com hipertensão. O cálcio funciona como hipotensor, ou seja, atua na diminuição da pressão sanguínea, uma vez que estimula a eliminação de sódio. A grande vantagem desses alimentos é o fato de pequenas porções apresentarem grande concentração do mineral. A nutricionista ainda recomenda que sejam consumidas as versões desnatadas e com baixo teor de gordura, como o queijo branco.

Bem amores, é isso.. agora é cuidar da saúde e emagrecer.
Beijo grande e um ótimo domingo!

8 comentários:

  1. É tem que se cuidar, eu só fico com a prssão alta qd tô nervosa, mas na maioria das vezes ela táh normal...se cuida direitinho viu, e que chegue logo Outubro néh.
    Bjinhos e bom fim de semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Mesmo estando hipertensa... você já sabe o que fazer. Isso é ótimo. Beba bastante água... e uma águinha com alho de vez em quando não faz mal e ajuda a controlar a pressão.

    Médico longe hein?

    ResponderExcluir
  3. Oi Kleidy,eu tbm estava me sentindo muito mal, até com os braços formigando eu estava,então já comecei a fazer caminhada.
    Espero que com o tempo tudo volte ao normal.
    Força aí amiga, adorei as dicas!!!

    ResponderExcluir
  4. se cuida nÊga!!!
    apesar da minha pressão ser baixa, bóra emagrecer juntas!!!
    bjim

    ResponderExcluir
  5. Oi linda, nossa sua pressão está alta mesmo, mas vc é dedicada, vai se cuidar direitinho e controlar isso tbm... ótimas as dicas de alimentação... uma semana abençoada pra vc...bjokas

    ResponderExcluir
  6. Oi Kleidy.
    Alho é bom sim. Médico receitou pro meu pai quando ele estava obeso e hipertenso.
    Tem que cuidar disso, vc é jovem.
    E diminuir os carboidratos ajuda muito também.
    Boa sorte.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  7. Olha amiga, vou te contar uma coisa.. eu tava assim, mes passado. hipertensa, e nao entendia, pois ja emagreci bastante.. e descobri que o que me aumentava a pressao, era o adoçante liquido sacarina sodica, e ciclamato..( assugrin, zerro-cal etc) , entao resolvi trocar por sucralose linea, e gold. e deu certo. e diminui o cafe tambem,, rsrs.. beijos lindona!

    ResponderExcluir

Obrigada por me visitar e deixar o seu recado! Beijos ^_^

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...