domingo, 1 de julho de 2012

As sacolas plásticas voltaram!



Começou um novo capítulo no vai e vem das sacolinhas plásticas dos supermercados de São Paulo, que sumiram das lojas por cerca de três meses, e voltaram nesta quinta-feira (28), mas ninguém sabe ainda por quanto tempo.
Quem foi ao supermercado nesta quinta-feira (28) já viu a mudança. As sacolas de plástico para carregar as compras voltaram. “A volta foi ótima, porque a sacola não usa só, você usa pra botar o lixinho lá também. E se não tiver, você vai ter que comprar plástico para por e vai dar na mesma coisa”, afirma o aposentado Adonias Santiago.
Tem consumidor, porém, que prefere as retornáveis. A dona de casa Mônica Moraes mostra sua nova coleção de sacolas permanentes e diz que não volta atrás. “Todo um trabalho que foi feito, que estava sendo feito, agora bloqueou, não deu continuidade. Então o resultado acabou não valendo, não serviu de nada”, diz.
As sacolas voltaram, mas, segundo os supermercados, vão ser distribuídas com mais cuidado. Em Jundiaí, elas não ficam mais no balcão, e o funcionário pergunta antes se o freguês quer usá-las.
A novela das sacolas plásticas ainda deve continuar. A associação de supermercados diz que está tentando na justiça dar continuidade a campanha para trocar de vez as sacolinhas pelas embalagens retornáveis. A partir do dia 25 de julho, os mercados também terão que distribuir de graça sacolas biodegradáveis ou de papel para que o consumidor tenha uma opção gratuita para levar suas compras para casa.
Segundo o representante dos fabricantes de matéria-prima para produzir plástico, a solução seria a volta definitiva das sacolas plásticas, mas sacolas resistentes. “O grande ponto sempre foi o desperdício das sacolas, porque, frágeis, elas rasgam. O consumidor precisa usar duas, às vezes três, para carregar suas compras. Com a sacola dentro das normas, das normas da ABNT, ela suporta até 6 kg. Com isso, o consumo reduz. Assim, você consome a sacola de maneira responsável”, afirma Miguel Bahiense, presidente da Plastivida.

Pois bem, eu sempre fui contra a retirada das sacolas dos supermercados. Aquilo de dizer que era para o meio ambiente é uma verdadeira falácia. Querem enganar quem?
É tanto que eles vão recorrer da decisão judicial.
Se o Supermercados estiverem tão interessados em ajudar o meio ambiente, pq não começam por eles mesmo?
Por exemplo, reciclando seu lixo todo, reaproveitando água, e economizando energia. Faça uma loja auto-sustentável então! Assim eles estarão dando o melhor exemplo de todos. E aí sim mostraria sua preocupação com o meio ambiente. Mas claro, isso iria gerar uma enorme despesa para as adaptações da nova loja. É isso que eles querem, gastar? Não! Eles querem ganhar dinheiro em cima dos seus clientes. A sacola que pegamos lá, pagamos. E tem destino certo, acondicionar o lixo. Não suporto essa hipocrisia! Nunca estiveram pensando no meio ambiente, e sim nos lucros deles!
Outra opção seria fazer como em outros países, quem levar sua sacola de casa, recebe desconto em sua compra no ato, no caixa. Aí sim eu seria a favor. Mas fazer como fizeram que além da gente ter que comprar ou levar sacola de casa, ainda pagar o mesmo preço pelos produtos.
É um absurdo!

3 comentários:

  1. OI LINDA,JÁ TEM UM TEMPO Q NÃO VENHO POR AQUI,TE ACOMPANHO MAIS PELO FACE..PERCEBI Q VC ESTAVA PUTA DA VIDA COM UMAS AMIGAS FALSAS,FAÇA IGUAL EU ,DELETE AS DA SUA VIDA,POIS ESSE TIPO DE PESSOA NÃO ACRESCENTA EM NADA NOSSA VIDA SÓ DEIXA A GENTE PRA BAIXO..MAIS MUDANDO O ASSUNTO, CONCORDO COM TDO Q FALOU,SEM FALAR Q A SACOLAS VOLTARÃO MAIS ELE ESTÃO COM UMA DÓ DANADA DE DAR AS SACOLAS,VC TEM Q ENTUPIR AS SACOLAS COM AS MERCADORIAS COMPRADAS...TENHA UM LINDO DOMINGO..BJO♥.

    ResponderExcluir
  2. concordo com tudo que vc falou e estou me sentindo feliz, pq eu me sentia um lixo cada vez que esquecia a sacola e tinha que pedir uma caixa...as moças dos supermercado ficavam olhando como se eu fosse um ET...e daí viam ou com cx enormes ou com cx super pequenas...um descaso total com o consumidor...com certeza isso nunca foi uma medida para o meio ambiente e sim econômica dos supermercados...vencemos nós consumidores...e que seja para sempre...que voltem os sacos de papeis ...mas que deem um jeito para a gente levar as compras para casa...eu amei...temos que respeitar o meio ambiente...mas antes temos que respeitar as pessoas...bjão

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente, os supermercados sao os maiores porcalhões ao meio ambiente, vai ver a sujeira q eles fazem em torno dos seus estabelecimentos.. sem contar q vendem td de plastico.... ainda keriam nos vender sacolas plasticas de lixo, entao pq não disponibilizavam sacolas de lixo gratis (jah q o problema era o ambiente e nao o lucro) .. odeio eles mais ainda...

    ResponderExcluir

Obrigada por me visitar e deixar o seu recado! Beijos ^_^

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...