terça-feira, 1 de março de 2011

Efeito Platô? O que é? Como sair dele?

Meninas lindas do meu coração, hoje vim trazer um texto bem explicativo sobre esse processo chato que agente passa. Uma hora ou outra ele chega.
Trouxe de um site que encontrei na net, e vim dividir com vcs.


*******************************************


Quando a balança emperra


Não existe nada mais frustante e desanimador do que estar seguindo uma dieta, fazendo exercícios, indo bem em seu emagrecimento e de repente perceber que os ponteiros da balança já não saem mais do lugar. Neste momento a sensação de “meu mundo caiu” vem com força total para derrubar sua alto estima. Você começa a achar que está fazendo algo de errado e a  falta de credibilidade em si mesmo por achar que nunca vai conseguir atingir seus objetivos aumenta, e esses são os piores danos que o Platô pode nos causar. Mas não se deixe abater, no efeito platô não existe um culpado, ele pode acontecer a qualquer um em qualquer momento, simplesmente o seu organismo está se adaptando a uma situação a ele imposta.
Se segue uma dieta balanceada, uma diminuição gradual de suas calorias e seus exercícios frequentemente provavelmente não entrará no efeito platô.



Efeito Platô nas dietas hipercalóricas
A necessidade calórica que precisa para manter o peso varia de acordo com a composição corporal e estilo de vida de cada pessoa. Com a Calculadora de Calorias diárias você pode descobrir seu TMB, sua Taxa de Metabolismo Basal que é a quantidade mínima de calorias necessária para manter as funções vitais no atual peso. Se o que está consumindo for maior ou igual ao seu TMB entrará no platô facilmente.  Sem contar que nestas dietas as gordura corporal pode estar dando lugar a massa muscular se caso tem uma atividade física, o que a balança não saberia diferenciar.
Como sair dele
Neste caso o ideal é refazer seus cálculos de TMB a cada 2 ou 3 semanas e diminuir gradualmente. Sem nunca deixar de fazer seus exercícios.


Efeito Platô nas dietas de emergências
Dietas de baixas calorias também podem causar o efeito platô, o que se torna mais difícil sair dele pois não se pode abaixar mais essas calorias. Não é segredo que em dietas de emagrecimento rápido além de gordura o organismo perde muita massa muscular e líquidos, e essa perda pode influenciar na quantidade de calorias a serem queimadas. Ou seja você perde músculos e animo para continuar com suas atividades físicas, e isso altera seus gastos calóricos. Além do que em dietas assim seu organismo se habitua a essas poucas calorias e começa a armazenar, do pouco que recebe, isso é seu sistema de defesa entrando em ação.
Como sair dele
Além de refazer seus cálculos periodicamente, não abaixe suas calorias diárias mantenha diminuição gradual do que precisa para se manter ativa e faça exercícios para fortalecer os músculos. O que ajuda bastante para evitar a flacidez.

Resumindo

efeito plato1* A dieta balanceada é sempre a melhor opção.
* Reveja seu plano alimentar com frequência de acordo com seu TMB sem diminuir muito de uma vez só.
* Mexa-se, se não faz atividades físicas já é hora de começar, ou se já faz tente reavaliar essas atividades focando sua musculatura.
* Não se apegue à balança, ela só saber medir o peso, e não as mudanças de seu corpo, use fitas métricas ou uma roupa de número menor para “medir” seu emagrecimento. Ainda mais que pode estar trocando gordura por massa muscular, no caso de quem faz malhação.
* Tenha muita paciência, o Efeito platô é uma reação natural de seu organismo mas pode ser mudada.
* Mantenha- se firme em busca de seus bons resultados, desistir agora nem pensar.
* Não se sinta nunca culpado, mantenha sua alto estima e confiança em sua força de vontade, isso é sempre o mais importante.
************************************************************
O que acharam?
Dá para entender o que acontece né? 
Então é hora de rever nosso plano alimentar, e nossas atividades físicas.
Beijinhos em cada uma...Até a próxima!

6 comentários:

  1. amiga vc sabe arrumar o horario do blog nao sei porque o meu nao aparece horario atualizado para as pessoas nem na sua bara lateral ta aparecendo.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ai amiga, nem me fala em efeito platô, que ódio!!!
    Eu agora não tenho muito o que fazer, estou procurando fazer atividades físicas todos os dias, mas sabe como é, não tenho muito tempo mas faço o que dá.
    Continuo mantendo a minha RA mas tá difíciel da balança diminuir.
    Grande beijo e amei o posto.

    ResponderExcluir
  3. Aff..
    Entrei nesse maldito efeito platô novamente!!!!
    Já havia entrado qto tinha eliminado 12kg... e agora novamente!!!
    Já diminui as calorias ingeridas... ja aumentei meu treino... ja diminui o treino... e nada da tal da balança mudar!!!
    Já tõ pensando em fazer uma dieta líquida... ou ficar 2 dias abaixo de 1.000kcal pra ver se o corpo "toma um susto"...
    Mas... haja paciência, viu?!!!

    Bjoooooooss

    PS.: Obrigada pela matéria... e parabéns por nos ter contato suas fraquezas!!!! É isso mesmo linda... a gente tá aqui pra se ajudar.... e vc... é um grande incentivo á todas nós!!!

    ResponderExcluir
  4. Mto legal amiga

    as vezes a gente acaba passando por essas situações e naum sabe mto bem oq eh...

    eu jah tinha escutado falar sobre o efeito plato mas nunca tinha me aprofundado no assunto... Mto legal

    bjaum

    @sara_van

    ResponderExcluir
  5. OI MINHA FLOR!!!
    AMO VISITAR SEU CANTINHO E SEMPRE COM MUITAS NOVIDADES!ESSE EFEITO PLATÔ É BEM IRRITANTE MESMO...MAS NADA COMO UM DIA APÓS O OUTRA PRA DETONARMOS COM ELE.UM ÓTIMO MES DE MARÇO PRA VC.BEIJOS....

    ResponderExcluir
  6. Adorei a matéria amiga, estava mesmo precisando de ango assim! Pode mesmo querer que vou rever tudinho e nunca desistir! Força querida. Beijo

    ResponderExcluir

Obrigada por me visitar e deixar o seu recado! Beijos ^_^

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...