Existem alguns casos onde não é somente a despreocupação alimentar por parte dos pais ou da própria criança é a causa do problema, e sim problemas físicos e psicológicos da própria pessoa a levam á isso, como por exemplo problemas relacionados a ansiedade, tristeza, onde a criança come para poder amenizar a intensidade de tal sentimento entre outros problemas que devem ser tratados com ajuda medica.
Com exceção desses casos mais sérios, os que são causados pela falta de educação alimentar dada ás crianças devem ser remediados urgentemente, iniciando uma reeducação á todos para que a quantidade de crianças que sofrem com o problema diminua, e assim aumente a qualidade de vida de todos e para que não obtenhamos futuramente um grande numero de pessoas com a saúde e qualidade de vida baixas.
O assunto é muito sério, cada vez mais as nossas crianças brasileiras entram nas estatísticas da obesidade.
Nós mães, precisamos cuidar com muita atenção da alimentação dos pequenos, para que eles tenham uma vida saudável, normal e de qualidade.
Não que uma criança não poderá comer um doce, um salgadinho, uma bolacha... Essas coisas que eles gostam, mas pra tudo precisa um horário e uma quantidade regrados.
Com a minha filha de 3 anos, eu procuro cuidar o máximo que eu consigo. Ela não é boa de garfo, pra comer coida, mas se deixar ela come doce e chocolate o dia todo! Mas agora ela mesmo já sabe, que não pode.
Nós que já conhecemos bem os gostos e a cabecinha deles, dá pra dar um jeito sim.
Com ela eu faço o seguinte: Na hora do almoço, eu digo a ela que se ela não comer a comida ela não vai crescer. E se ela não crescer, ela não vai poder ir à escola (coisa q ela está louquinha querendo) E isso funciona, ela come. E no fim ainda pergunta: "Eu cresci mamãe?" rsrs
E quando ela quer mais doce do que deveria...
Eu digo que não pode. Explico pra ela que já comeu o suficiente, e se comer muito dói a barriguinha... As vezes ela resmunga um pouco, mas acaba entendendo. =D
Por tanto mães. Vamos cuidar da alimentação de nossos filhos, como cuidamos da saúde deles.
Você deixaria seu filho sair pelado numa temperatura abaixo de zero? NÃO! Com certeza não! Por motivos óbvios, não é?
E pq iria deixar ele se alimentar só de porcarias, em horários totalmente desregulados?
É da saúde deles que estamos falando também nesse caso. Tanto saúde física como psicológica, pq quem já passou pela humilhação de ser obesa (o) sabem bem o que é isso.
Bem amores, é isso que vim falar hoje.
Beijo no coração de cada uma, fiquem com Deus!
oi flor!
ResponderExcluiracho que tem que educar desde pequeno mesmo, eu acho que vou ser igual a vc, qnd tiver meu filho nao vou privalo de comer nada, so que td tem sua hora ne, minha sobrinha tava ficando mal acostumada, mas minha cunhada ja colocou na linha, e ela tambem ussa a tatica do "criança que nao come comida nao cresce.." e funciona...
da um dozinho qnd ve aquelas criança tao gordinhas, sem falar que as meninas a tendencia se na adolescencia ficar gordinha depois vai ficar com muitas indesejaveis estrias ne...
affs, eu falo demais...
mas adorei o post!
Realmente já foi o tempo que gordura era sinal de saúde. Os hábitos alimentares saudáveis devem ser inseridos desde cedo na vida das crianças.
ResponderExcluirEu sou mãe de 3 e realmente não é algo fácil. Mas explico o porque é necessário comer cada um dos alimentos que sirvo. Refrigerantes tbm são proibidos no máximo aos finais de semana mas já estão tão acostumados com a água que até esquecem do refri. Frituras eles não tem contato porque nunca tivemos o hábito de comer coisas fritas. Doces tbm só nos finais de semana no máximo uma bolacha recheada que tbm é consumida com controle. Até a bb de 9 meses já come papinha de frutas com carne de soja,kkk.
Algumas pessoas dizem que sou radical demais mas agradeço ao radicalismo da minha vó que me cuidava o fato de manter o mesmo peso há 15 anos. Ela me obrigava a comer coisas saudáveis que na época eu descreveria como horríveis, hoje eu sei o bem que me fizeram e quero que meus filhos um dia tenham essa mesma lembrança de mim.
Grande beijo e ótima quarta!!!
oi Kleidinha!!!!Pois é...tbm tenho essa preocupação com minha Marina, ela só tem 2anos e meio, mas ja controlo direitinho o que ela come..nem demais nem de menos...
ResponderExcluirui, mas não é facil..com tanta porcaria, tanto comercial apelando...e tbm nao quero que ela passe pelo que eu passei...
beijão com carinho...
muito boa essa postagem, eu tenho dois filhos uma 9 anos e um de 7 ñmdeixo eles comer besteiras e dificil e quando vejo que eles estão exagerando eu corto, mas graças adeus eles morrem de medo dce engorda o menino fica desesperado se alguem falar para ele que engordou a menina se ela da uma engordadinha ela ja trata de se controlar por que eles tem medo de engordar, e graças adeus eles gostam de muita verdurA e legumes mas de qualquer maneira temos que observar para ñ passarem do limite.
ResponderExcluirÉ amiga, lembro quando era criança, que a minha vó falava que eu não comia que era magrinha, pq tava doente.... o tempo bom... rs
ResponderExcluirMas o pior que gordura não é sinal de saúde, pelo contraio.
Cuido muito pra que meu filho se alimente bem, mas ele não gosta nem de ver legumes e verduras, mas se deixar vive de bala e chocolate.
Evito de comprar em casa, pra não correr o risco.
É isso ai amiga, adorei o post.
beijos
amiga, nossa qto tempo que nao venho aki....como vc ta?
ResponderExcluirAs mães temque ficar de olho pq se deixar as crianças comem mesmo
ResponderExcluirminha sobrinha de 2 anos nem gosta de batata frita, nao liga pra refri pq minha irma acostumou assim.
muito valido.
bj