terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Reeducação Alimentar X Dieta

Olá amigas!
Ontem encontrei esse artigo na net, e gostaria de compartinhar com vcs. Vale a pena dar uma lida...Tanto pra quem está começando A R.A como pra quem já deve saber de td isso de cor e salteado...rs



Reeducação Alimentar X Dieta




Você come, come, come, sem se preocupar com a qualidade dos alimentos. Um dia, nada belo, se dá conta de que está beeem acima do peso. A solução? Alguma dieta do momento, claro! Sua amiga fez aquela famosa "do cristal" e perdeu os infelizes cinco quilos que a incomodavam. Sua vizinha enxugou oito com a do "miojo". Óbvio que terá uma que vai servir para você. Mas, depois de um tempo em lua-de-mel com a balança, tudo volta a ser o que era antes... Até a próxima dieta. É aí que está seu erro - e o da maioria das pessoas. Emagrecer deve ser uma questão definitiva e só conseguimos resolvê-la de uma forma: reeducando nosso metabolismo. No entanto, para isso, devemos consertar primeiro nossa alimentação.


Para começar, é importante entender o conceito de dieta e de reeducação alimentar. Segundo a nutricionista Bárbara Sanches, a dieta seria um regime prescrito a uma pessoa geralmente com restrição total ou parcial de certos alimentos, e sempre com alguma finalidade terapêutica. Já a reeducação alimentar é o processo de aprendizado, conscientização e mudança de hábito alimentar de forma gradativa. "É o entendimento de erros alimentares e a compreensão do que é necessário ser alterado para prevenção, recuperação e/ou promoção da saúde", descreve Barbara Sanches.


O objetivo da dieta é atingir algum efeito terapêutico, seja ele a diminuição de taxas elevadas de colesterol, a redução de peso, aumento de massa muscular etc”

Pontapé inicial: dieta
Se você quer e precisa perder peso, você realmente pode estar necessitando entrar numa dieta. No entanto, não seria uma dessas milagrosas da moda, porque um regime deve, antes de mais nada, ter coerência e respeito com a saúde. "O objetivo da dieta é atingir algum efeito terapêutico, seja ele a diminuição de taxas elevadas de colesterol, a redução de peso, aumento de massa muscular etc. Mas, para a manutenção dos resultados alcançados, é preciso que esta dieta introduza mudanças saudáveis na alimentação, que deverão se tornar um hábito", afirma a nutricionista Barbara Sanches, alertando: "Se isso não ocorrer, e a alimentação voltar como era antes, muito provavelmente, a pessoa retornará com as doenças, sinais e sintomas que apresentava anteriormente".



Outro erro cometido por quem quer emagrecer é entender que dieta é a mesma coisa que fome. E redução calórica radical não é a solução. Isso porque a ausência de calorias pode significar a ausência de nutrientes importantes, provenientes delas. E, dessa forma, nossas necessidades diárias desses substratos - muitos deles fundamentais para a metabolização da gordura corporal - não são atendidas, prejudicando inclusive o próprio emagrecimento. Sem contar, outros processos essenciais à saúde.


Por isso, a nutricionista Barbara Sanches alerta que toda e qualquer dieta deve sempre ser prescrita e acompanhada pelo nutricionista, que é o profissional capacitado para detectar déficits nutricionais, bem como corrigi-los por meio da alimentação.


Qualidade x quantidade


Portanto, o importante é se preocupar com a qualidade da alimentação e não com a quantidade. Barbara Sanches explica que a variedade do cardápio é fundamental para que o organismo não seja privado dos nutrientes essenciais - como proteínas, minerais, vitaminas, fibras, gorduras e carboidratos. "Devemos priorizar frutas, verduras, legumes, alimentos integrais, consumir gorduras de boa qualidade, como as oleaginosas (amêndoas, nozes, castanhas etc.), azeite de oliva extra-virgem e óleo de canola; variar o consumo de peixe, frango, ovo e carne vermelha (em menor quantidade). E não esquecer das fontes protéicas vegetais (feijão, quinua, soja, entre outras)", orienta a nutricionista, lembrando ainda que a ingestão de líquidos, como água, chás e sucos, também é muito importante.
Força de vontade



OK. Você fez a sua dieta, perdeu seus quilinhos extras, entendeu que precisa se conscientizar sobre seus hábitos alimentares. Mas é importante ter em mente que, num processo de transformação de estilo de vida, o mandamento número um é... força de vontade! "Qualquer mudança de hábitos, independentemente de qual, não é fácil. A pessoa geralmente é obrigada a deixar de realizar atividades que esta acostumada. Quando se trata da alimentação, ainda ocorre outra dificuldade, que é o hábito da família e das pessoas com quem se convive. Com certeza, isso influencia na escolha do cardápio. Por isso, a transição deve ser feita de forma gradativa, exigindo força de vontade e conscientização para que se incorporem hábitos novos", finaliza Barbara Sanches.

Fonte: http://www.bolsademulher.com.br/
 
 
Muito válidas as informações.
Espero que ajude...
 
Beijos amigas^^
 
Força Sempre Desistir Nunca!

6 comentários:

  1. amigaaa adorei a matériaaaaaa!
    r.a é o caminho!!!
    e vamos que vamos !
    beijocassssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada por compartilhar.

    Realmente fazer RA não é nada fácil, porém, não é impossível!

    É muito bom vermos que não estamos só!

    Tu és um exemplo a seguir, tá linda, viu?

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Foi fazendo "dietas" que eu engordei.Precisamos aprender a comer, pra ter uma vida mais saudável e por consequencia emagrecer.
    bjus bjus

    ResponderExcluir
  4. Ra é para a vida toda! dieta é momentânea...
    Valeu sim as dicas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. é isso aí! num adianta emagrcer e voltar a comer as porcarias de antes... tem que criar o hábito saudável

    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada por me visitar e deixar o seu recado! Beijos ^_^

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...